Questionário sobre Programação

Olá novamente camaradas!
Desta vez trazemos algo diferente ao blog, iremos abordar um questionário ao qual respondemos a partir de casa...
Trata-se sobre um questionário sobre Programação.
Esperemos que gostem :)

Segue-se o nosso trabalho:



1.Defina o conceito de Programação (Programação Informática) e de Linguagens de Programação.

Hoje em dia, a noção de programação é bastante associada à programação em informática. Este é o processo pelo qual um programador escreve, numa linguagem de programação, o código-fonte de um software. Este código indicará ao programa informático o que tem de fazer e de que forma.
O programador encarrega-se de escrever, verificar, averiguar e manter o código-fonte.
Neste sentido, os modelos de desenvolvimento de software enquadram-se numa disciplina da informática denominada engenharia de software.
A programação realiza-se pelo uso de algoritmos, que são sequências finitas, ordenadas e não ambíguas de instruções devendo ser seguidas para resolver um problema.

A linguagem de programação é um método padronizado, formado por um conjunto de regras sintáticas e semânticas, de implementação de um código fonte - que pode ser compilado e transformado em um programa de computador, ou usado como script interpretado - que informará instruções de processamento ao computador.
Permite que um programador especifique precisamente quais os dados que o computador irá atuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e, quais ações devem ser tomadas de acordo com as circunstâncias. Linguagens de programação podem ser usadas para expressar algoritmos com precisão.



2. Estabeleça a diferença entre linguagens de baixo nível e linguagens de alto nível.

Linguagem de alto nível
Essas são aquelas cuja sintaxe se aproxima mais da nossa linguagem e se distanciam mais da linguagem de máquina. Elas possuem um nível de abstração que faz com que entendamos aquele código mais facilmente. Não vamos precisar conhecer coisas como registradores ou instruções do processador.
Alguns exemplos de linguagens de alto nível: JavaScript, Python, PHP, Ruby …

E a linguagem de baixo nível?
É aquela que se aproxima mais da linguagem de máquina. Essas são as que precisamos ter o conhecimento direto da arquitetura do computador para fazer alguma coisa.


3. Estabeleça a diferença entre algoritmo e programa.Um algoritmo é uma sequência de passos para realizar uma tarefa ou resolver um problema. No nosso dia a dia utilizamos algoritmos para realizar as nossas atividades, definindo a sequência de atividades que devemos fazer para atingir um objetivo. Um algoritmo é, num certo sentido, um programa abstrato — dizendo de outra forma, um programa é um algoritmo concretizado. Os programas são visualizados mais facilmente como uma coleção de algoritmos menores combinados de um modo único — da mesma forma que uma casa é construída a partir de componentes. Dessa forma, um algoritmo é uma descrição passo a passo de como o computador irá executar uma operação específica, como, por exemplo, uma ordenação. Um programa, por outro lado, é uma entidade que na verdade implementa uma ou mais operações de forma que seja útil para as pessoas que o utilizam.



4. Quem foi Ada Lovelace? Que contributo é atribuído a esta personalidade no âmbito da programação?

Ada Lovelace, ou condessa de Lovelace, foi uma matemática e escritora inglesa que viveu durante o século XIX.
No que diz respeito à programação, desenvolveu algoritmos que permitiram que os valores de funções matemáticas fossem computados pela máquina. Devido a este trabalho é considerada a primeira programadora de toda a história.



5. “No mundo digital em que vivemos saber programar é uma competência tão importante como aprender inglês, matemática, ler ou escrever.”

5.1.Comenta a afirmação anterior.

Desde há uns tempos que a leitura e a escrita são vistos como essenciais para a vida do ser humano. Nos anos mais recentes, também a matemática e o inglês se tornaram áreas importantíssimas de aprender devido à sua cada vez maior importância no quotidiano. Contudo, a programação é uma área também ela essencial devido à necessidade de ter computadores e/ou máquinas na grande maioria dos empregos, atualmente, além das enormes diversidade e utilização das diversas plataformas digitais. Logo, com esta abrangência da tecnologia no mundo atual, a programação torna-se tão essencial de ser aprendida como as áreas acima referidas.





WEBGRAFIA:

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bem-vindos Camaradas

CorelDraw2